Foto: Denis Renó

Compras é algo que, inevitavelmente, fazemos em uma viagem, seja de negócios ou passeio. Aquele aniversário que está chegando, a pessoa querida que nos espera ou mesmo a encomenda do amigo. Especialmente quando vamos a um lugar diferente do tradicional. Lima oferece vários lugares para fazer compras, desde shopping centers bem construídos e equipados a lojas simples e lugares de artesanato local. Porém, escolha bem o que quer e, dependendo do seu desejo de compra, siga com cuidado. Alguns lugares possuem vizinhanças perigosas. Se for de táxi, pergunte quanto custa o percurso antes de entrar no carro. E negocie. Em Lima, não existe taxímetro e a negociação é parte do jogo.

Compras em shopping

Em Lima, há 16 shoppings, denominados Mall. Alguns são simples, quase uma galeria. Outros são esplendorosos, assustadoramente bonitos. Nesses últimos, podemos encontrar lojas de diversas marcas e preços, além de praças de alimentação de excelente qualidade.

Destaco, neste post, dois shoppings que me chamam a atenção. O primeiro deles, Real Plaza Salaverry, é maravilhoso. Com uma arquitetura moderna, o shopping possui lojas como GAP, Zara, entre outras, além de marcas da América Latina, como a colombiana Totto e a rede chilena Falabella, no Peru batizada de Saga Falabella. Os preços são convidativos e os produtos de qualidade. Também encontramos lojas peruanas, com produtos exclusivos do país.

compras em lima
Foto: Denis Renó

O Real Plaza Salaverry é grandioso e moderno.

Outro centro de compras é o Larcomar. Pequeno de tamanho, ele possui um importante diferencial: sua vista. Construído a beira mar, sobre as falésias do bairro Miraflores, o Larcomar nos oferece restaurantes típicos, além de algumas lojas com produtos feitos de alpaca, livrarias, eletrônicos, etc. Também há um cinema e uma praça de alimentação, tudo ao ar livre. Mas a vista privilegiada do Pacífico é o seu maior valor.

compras em lima
Foto: Luciana Renó

A vista do Larcomar é incomparável.

 

Lojas de artesanato

No bairro Miraflores há várias lojas de artesanato peruano para fazer compras, algumas delas como se fossem mercados com várias tendas, como o Artesanías de Ciudadela, no México. Vale a pena buscar a melhor opção e negociar sempre. Para os peruanos, a negociação é um exercício que faz parte da venda. Evite deixar para comprar no aeroporto. Você pode deixar a sua alma no caixa.

Polvos Azules

Próximo ao Estádio Nacional de Peru está o mercado de produtos populares Polvos Azules. Lá, encontramos uma infinidade de produtos chineses, roupas, DVDs piratas e eletrônicos em geral. O passeio é interessante e pode render compras de várias lembrancinhas para a família. Mas fique atento às sacolas, à carteira e ao passaporte, pois conglomerados de pessoas sempre pode render uma surpresa desagradável.

Durante as compras, procure a rede fastfood Bembos. Originalmente peruana, a rede foi fundada em 1988 e oferece sanduíches de hamburguer com autênticos sabores peruanos. Vale a pena se a ideia for comer rapidamente para seguir às compras. Do contrário, o tradicional ceviche é uma opção interessante.

compras em lima
Foto: Denis Renó.

O Bembos oferece um sabor que sempre procuro quando chego a Lima.

 

Mas também vale a pena dedicar um momento para experimentar alguns dos sabores da gastronomia fusion peruana. O movimento gastronômico do Peru tem posicionado o país como um dos mais importantes centros do mundo. Você pode experimentar esses sabores até mesmo nos shoppings da cidade.

compras em lima
Foto: Denis Renó.

Restaurantes bonitos e confortáveis estão espalhados pela cidade, especialmente San Isidro e Miraflores.

Se você tiver como despachar a bagagem, não esqueça de comprar Inka Cola para a família. A bebida é tradicional no Peru, apesar de atualmente fabricada também no Chile e no Equador, e foi comprada pela Coca-Cola há alguns anos para tentar lucrar com refrigerante no país. Mais de 80% dos refrigerantes consumidos no Peru são Inka Cola. Compre no mercado, pois no aeroporto costuma custar U$5, enquanto nas ruas a mesma garrafinha vai custar menos de U$1. Leve agasalho, pois Lima costuma fazer um friozinho natural de uma cidade sempre coberta por nuvens e à beira do mar do Pacífico.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here