costa nova
Foto: Denis Renó.

Costa Nova é uma praia no litoral de Ilhavo, no centro norte de Portugal. O local é cercado ao ocidente pelo Oceano Atlântico, e ao oriente pela ría de Aveiro. Mas o que chama a atenção dos visitantes não é exatamente as águas, e sim as casas, que esbanjam cores em uma arquitetura única.

A praia de Costa Nova, de areia branca, tem sua origem na abertura da barra da ría de Aveiro, em 1808. Hoje em dia, é considerada uma das melhores praias para esportes náuticos em Portugal pois, além do mar, possui a ría. Além disso, a Costa Nova está conectada com à vizinha Praia da Barra por uma moderna ciclovia/ecovia à beira mar.

O post apresenta a bela Costa Nova, visitado em um verão europeu. O passeio é indicado a quem visita a vizinha Aveiro, e pode ser feito de taxi, ônibus ou, aos mais preparados, de bicicleta. O ideal é visitar em dias quentes, pois um lugar daqueles combina com calor. Porém, se o dia está frio, uma visitinha à cidade colorida também pode ser um bom programa.

Costa Nova, de arquitetura antiga

As cores das casas de Costa Nova são antigas. Tal diversidade era adotada para que as pessoas pudessem identificar a casa a ser visitada, já que nem todos sabiam ler naquela época. Além disso, era uma maneira de alegrar a construção, feita de madeira.

Atualmente, as casas estão conservadas com as cores, conquistando os visitantes do local. De fato, visitar o pequeno vilarejo é uma alegria aos olhos, pois as cores são encantadoras. Mas esteja certo de que há muito além das construções para conhecer.

Uma praia, mas também uma ría

A ría de Aveiro irriga o lado oriental da comunidade. No local, são praticados diversos esportes náuticos, já que o mar naquela costa é agitado. Por essa razão, diversas escolas de kitesurf e windurf. A prática de surf é feita no mar, onde as ondas ajudam bastante.

costa nova
Foto: Denis Renó.

A urbanização de Costa Nova é convidativa ao turismo.

O local é bastante estruturado e preparado para o turismo. Com lugares para estacionar os carros, famílias de turistas seguem para Costa Nova em dias quentes, seja para um passeio no calçadão, seja para ver o mar. O que é garantido no passeio é uma diversão misturada com o contato com a natureza.

Cores e sabores

Está enganado quem pensa que a Costa Nova só tem cores, mar e ría. O lugar é tradicional na gastronomia, especialmente por ser a terra da tripa, um dos mais conhecidos doces regionais. Além disso, o pescado é abundante no lugar, que nos meses de agosto realiza a festa Ría a Gosto – festival de Marisco da Costa Nova. Tudo isso no pequeno vilarejo das casas coloridas.

costa nova
Foto: Denis Renó.

As casinhas coloridas escondem sabores e tradições.

Visitar Costa Nova é um passeio interessante para quem pensa em conhecer algo diferente a um baixo preço. Aliás, economia é algo que pode ser feito em toda aquela região, de Aveiro à vizinha cidade do Porto, passando pelas belas praias da região.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here