florianopolis
Foto: Luciana Renó.

Florianópolis é assim: se você fala português, perfeito. Si hablas español, igualmente perfecto. E por que? Porque a ilha é um dos principais balneários do Mercosul. Viajar para Floripa significa encontrar argentinos, uruguaios e brasileiros caminhando pelas mesmas areias, e entendendo-se perfeitamente.

Florianopolis
Foto: Denis Renó.

O mar no canal é bem tranquilo e possui temperatura agradável.

Mas Florianópolis tem mais do que uma diversidade idiomática e de nacionalidade. A ilha é beleza em todos os cantos. É simplicidade entrelaçada com sofisticação. É contato com a natureza, com direito a escolher a temperatura da água e o comportamento do mar. Florianópolis é tudo isso e mais um pouco.

florianopolis
Foto: Denis Renó.

A orla da cidade é urbanizada, mas preserva a rusticidade de Florianópolis.

Esse post apresenta Florianópolis pelas praias – algumas delas, pois há muitas. E não falaremos das badaladas Jurerê e Jurerê Internacional, pois sobre essas duas você encontrará em qualquer blog de viagem. Preferimos indicar as praias onde você realmente terá uma boa experiência.

Em outro post, apresentaremos a gastronomia da ilha, conhecida pelas famosas sequências de camarão e pela relação com a cultura portuguesa dos Açores. Afinal, Florianópolis foi colonizada pelos açorianos que aqui chegaram, e trouxeram na bagagem o amor e a intimidade com o mar. Um bairro inteiro – Santo Antonio de Lisboa – traz a cultura lusitana para aquela que não é Ilhabela, mas é uma bela ilha.

Florianópolis, das águas quentinhas

As praias do norte de Florianópolis costumam ser mais quentes, especialmente as voltadas ao continente brasileiro. Além disso, muitas dessas praias são extremamente calmas, com um mar perfeito para crianças.

Uma das praias é a Praia da Daniela, pouco movimentada para os padrões de Florianópolis e perfeita para um pôr do sol. O problema dessa praia é a falta de estrutura, pois não há bares, lanchonetes e, claro, banheiros públicos. Ainda assim, é um passeio perfeito.

Florianopolis
Foto: Denis Renó.

O pôr do sol da Praia da Daniela é inesquecível.

Outra opção para família, essa com mais estrutura, é a Praia da Lagoinha. Com temperatura agradável, é uma praia bem frequentada pelos amantes da natureza. Pequena, não possui mais de 800 metros de areia, o que deixa o lugar bem movimentado na temporada. Mas fora da alta temporada o local, uma antiga colônia de pescadores, é bastante tranquilo.

florianopolis
Foto: Denis Renó.

A Praia da Lagoinha é um convite à tranquilidade.

Florianópolis, das águas frias

Para quem gosta de onda e está buscando um bom pico de surf, Florianópolis também é destino ideal. Uma das melhores praias de surf do Brasil é a Praia da Joaquina, que recebe turistas com pranchas e coragem o ano inteiro, com sol ou chuva. De mar aberto, é a praia mais gelada da ilha, com temperatura impossível de ser suportada em alguns dias. Ainda assim, é a mais famosa.

Florianopolils
Foto: Denis Renó.

A Praia da Joaquina é frequentada com sol e chuva pelos surfistas.

Uma opção de passeio na Joaquina é o surf nas dunas. Antes de chegar na praia, há um parque de dunas ambientalmente protegido, mas parte desse local é aberto aos turistas, que podem “surfar” no local. O programa é diversão garantida para quem quer fugir da água fria da Joaquina.

A lagoa da Conceição

Uma terceira opção para quem quer se refrescar é a Lagoa da Conceição. O local possui uma vegetação diferente, parecida com grama, mas ainda assim conquista pela serenidade da água. A temperatura também costuma ser bastante amena e agradável, convidativa para quem não gosta de se congelar.

florianopolis
Foto: Denis Renó.

Para quem busca serenidade absoluta, o convite é a Lagoa da Conceição.

A lagoa também é o point das sequências de camarão, ainda que não sejam as melhores de todas. Falaremos sobre isso em outro post. Porém, há várias opções e, como o acesso é fácil, aproveitar e comer uns camarões por lá pode ser uma boa ideia.

Mas, com tudo isso, o que Florianópolis tem de insubstituível é a vista. As paisagens que a ilha catarinense oferece são inesquecíveis. Por isso, tantos argentinos e uruguaios viajam quilômetros e se misturam com os manezinhos da ilha de Florianópolis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here