malas-dicas
Foto: Denis Renó.

Malas fazem parte de qualquer viagem, seja a negócios ou a passeio. Cada um leva a quantidade de bagagem que considera conveniente, ainda que isso possa representar uma inconveniência. Mas uma coisa é certa: sem elas, tudo fica mais difícil em qualquer viagem.

Entretanto, é cada vez mais comum perder malas em viagens, especialmente quando há conexões. Os aeroportos que costumam servir de hub são extremamente movimentados e, se a organização destes não for das melhores, a chance de perder as malas é ainda maior. As empresas dizem garantir seus direitos, mas não é bem assim.

malas-dicas
Foto: Denis Renó.

Um hub bastante confuso é o do Aeroporto de Casablanca, no Marrocos.

Porém, uma perda de bagagem pode estragar a viagem. O post apresenta quatro dicas para que você não sofra com bagagem extraviada, especialmente se puder reduzir a quantidade de roupas. Seja como for, esteja atento às dicas apresentadas no texto, pois elas podem aliviar o seu passeio.

Malas, malinhas e malonas

Preparar malas é uma arte. Já foi publicado aqui no blog um texto com dicas para preparar uma bagagem pequena, e isso deve ser retomado neste post. Afinal, garantir uma viagem apenas com malas de bordo é uma economia. Mas viajar somente com a bagagem de bordo pode garantir a você uma aterrissagem com todas as suas roupas.

Para isso, planeje sua viagem dia a dia. Escolha roupas e combinações corretas e leve uma malinha com apenas o necessário. Assim, o que você levar chegará tranquilamente, e será bem aproveitado. Malonas são dispensáveis sempre que possível. Também aproveite tecnologias para organizar mala, como o separador de bagagem.

Se despachar, leve o básico em bagagem de bordo

Se você realmente precisa despachar, então leve algo a bordo. Afinal, se a viagem é para uma longa estância, ou mesmo mudança, é impossível viajar com pouca bagagem. Em alguns casos, é inevitável, inclusive, o pagamento de bagagem extra. Mas se ela desaparecer, você não ficará sem roupa até a mesma ser encontrada.

Certa vez, um amigo mexicano viajou para o Brasil com uma conexão na Cidade do Panamá, o hub da Copa Airlines, e perdeu a bagagem. Do aeroporto, saem voos para diversas cidades das Américas do Sul, Central e Norte, muitas das conexões com pouco tempo em terra. Imagina a loucura para fazer a troca de malas entre as aeronaves. Isso aumenta as chances de sumir tudo.

Pertences de valor, somente nas bagagens de bordo

Nunca despache um computador, uma câmera fotográfica, um relógio, joias ou qualquer coisa de valor. Imagine se a bagagem desaparece? As empresas aéreas são obrigadas a pagar uma multa em caso de atraso de malas para que você possa comprar algumas peças de roupa. O valor aumenta em caso de desaparecimento em definitivo.

Porém, não conseguimos ficar ricos com esses valores. Seguramente, não conseguimos comprar nem metade das roupas que estavam nas malas, e em alguns casos nem outra mala. Imagine se dentro também tivesse um computador? Prejuízo na certa, e desgosto até o final da viagem.

Tranque suas malas

Não adianta nada colocar um cadeado sem que ele esteja afixado em alguma parte do corpo da mala. Somente prender os zíperes é uma perda de tempo, pois é muito fácil abrir uma mala fechada assim. Por isso, esteja atento a esse cuidado e prefira as malas que possuem cadeado com segredo.

malas-dicas
Foto: Denis Renó.

Prefira malas com tranca por segredo. Elas impedem a abertura por completo.

Um outro risco é a inclusão de objetos que não são seus nas suas malas, especialmente drogas. Uma gangue foi descoberta no Aeroporto Internacional de Guarulhos inserindo drogas em malas despachadas, furando a fiscalização. Se descoberto, o passageiro pode ser preso por algo que ele desconhece completamente.

Com esses cuidados, você pode ter um final de voo feliz. Porém, o sorriso pode ser substituído por outros traços se, ao esperar até a última mala na esteira, a sua bagagem não aparecer. Por isso, pense bem na hora de preparar a sua mala.

malas-dicas
Foto: Denis Renó.

Esse sorriso no final do voo não é garantido, especialmente se a mala sumir.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here