mosteiro do el escorial
Foto: Denis Renó.

Mosteiro do El Escorial é um complexo arquitetônico composto por um belo palácio, junto a um mosteiro, um museu e uma biblioteca. O local é oficialmente denominado El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial e está localizado na cidade de mesmo nome. Um destino interessante por estar próximo a Madri (apenas 45 quilômetros ao noroeste da capital espanhola).

Construído pelo rei Felipe II de Espanha para comemorar a vitória contra Henrique II, o lugar foi pensado como um mausoléu para a família real espanhola. A construção está localizada na Serra de Guadarrama, que recebe neve no inverno e calor no verão. Monumental, o Mosteiro é um lugar que merece ser visitado, ainda que esteja fora do circuito popular do turismo espanhol.

mosteiro do el escorial
Foto: Denis Renó.

Mosteiro do El Escorial impressiona por sua grandiosidade.

Esse post apresenta o Mosteiro do El Escorial, e convida você a visita-lo. O passeio até a cidade é interessante, e a visita ao Mosteiro vale cada um dos euros pagos para entrar. Afinal, não é sempre que conhecemos um castelo que abriga os restos mortais de toda a família real. Mais ainda: conhecemos no passeio parte da história da Espanha, e sua grandiosidade num passado não tão longínquo assim.

Mosteiro do El Escorial, grandioso

O Mosteiro é imenso. Para alguns, colossal seria a palavra correta. Para outros, apenas monumental. Para mim, o lugar é assustadoramente grandioso, e igualmente belo. Essa foi a impressão que eu tive ao visitar o Mosteiro do El Escorial, em um verão espanhol. Seus jardins são igualmente belos, e bem cuidados, como se estivéssemos nos tempos áureos da coroa espanhola.

mosteiro do el escorial
Foto: Denis Renó.

Os jardins do Mosteiro do El Escorial combinam com a grandiosidade do lugar.

Entretanto, na Espanha, a Família Real ainda vive tempos áureos. Diferente de outros países, os espanhóis são divididos entre sentimentos de amor e ódio pela Família de Borbón. O representante da coroa espanhola é, atualmente, o rei Felipe VI, sucessor do rei Juan Carlos I, que abdicou ao trono por questões de saúde (e popularidade).

Uma arquitetura grandiosa

No interior do Mosteiro do El Escorial, a grandiosidade continua. Com paredes largas e altas, o local possui vários pátios centrais. Entretanto, apenas alguns são abertos aos visitantes. A construção, datada do século XVI, está preservada até os dias de hoje, pois ajuda a arrecadar dinheiro à coroa espanhola.

mosteiro do el escorial
Foto: Denis Renó.

A construção é grandiosa por todos os lados.

O potencial turístico é, inclusive, algo bem aproveitado pela Família Real da Espanha. Apenas o Palácio de Zarzuela, onde vivem os reis da Espanha, não é aberto à visitação. O Palácio Real, situado em Madri, também é explorado turisticamente, o que garante aos Borbón um faturamento extra.

Mosteiro do El Escorial, sempre fotogênico

Tirar fotos no Mosteiro do El Escorial é algo inevitável. E tirar boas fotos é quase uma garantia para quem gosta de regitrar instantes decisivos. Por isso, se você conseguir visitar o mosteiro leve uma câmera fotográfica com bateria e espaço na memória. Seguramente, você voltará para casa com muitas fotografias.

mosteiro do el escorial
Foto: Denis Renó.

O interior do Mosteiro do El Escorial garante fotos inesquecíveis.

Uma provocação: experimente fotografar com preto e branco. As paredes de pedra contracenadas com as vidraças do lugar proporcionam belas imagens com texturas. Além disso, leve uma câmera analógica com filme preto e branco para voltar ao passado. Seus registros em película levarão um charme ainda maior à viagem.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here