santiago de compostela
Foto: Denis Renó.

Santiago de Compostela é uma cidade medieval, que carrega em suas estruturas de pedra vários momentos da história ocidental. Podemos sentir momentos das cruzadas, quando a igreja católica recuperava regiões europeias ocupadas pelos mouros, ampliando suas regiões com novas conquistas. Em alguns momentos, Santiago nos remete a cidades coloniais brasileiras, como Ouro Preto e Mariana.

santiago de compostela
Foto: Denis Renó.

Santiago lembra cidades de arquitetura portuguesa.

Entretanto, Santiago de Compostela não se limita à religião. A cidade, que é patrimônio da humanidade, recebe turistas o ano todo, alguns por avião, ônibus, carro ou trem. Outros, carregados de fé, esperança, desesperança e desejo de aventura, chegam pelos diversos caminhos de Santiago.

Esse post apresenta a cidade de Santiago de Compostela com dicas para o viajante que chega na cidade, independente do meio. Também oferece dicas sobre como viajar a Santiago pelos métodos tradicionais. Falar sobre o caminho de Santiago ainda é algo que não podemos, pois faremos a peregrinação em breve. Na ocasião, poderemos compartilhar informações vividas por nós, como fazemos em todos os posts do blog.

Santiago de Compostela, entre o passado e o futuro

Um pedaço do passado com traços do futuro. Isso é Santiago de Compostela, uma pela cidade capital da Comunidade Autônoma da Galícia, na Espanha. A cidade, assim como sua região, trazia um passado conectado aos Celtas. Também se aproxima da cultura do vizinho Portugal pelo idioma, pois o galego e a língua portuguesa são idiomas irmãos. Finalmente, leva traços do futuro, com sua arquitetura.

santiago de compostela
Foto: Denis Renó.

A arquitetura de Santiago possui uma beleza original.

Santiago de Compostela também tem uma importância política. O atual primeiro ministro da Espanha, Mariano Rajoy, é galego de Santiago. Porém, o conservadorismo do Partido Popular, de Rajoy, convive com um sentimento nacionalista. Não um nacionalismo espanhol, mas galego. Isso é sustentado pelo idioma, que na ditadura de Franco era proibido de ser falado.

santiago de compostela
Foto: Denis Renó.

Os traços nacionalistas beiram o independentismo.

Santiago de Compostela em pedras

Uma característica aconchegante de Santiago de Compostela é a arquitetura. A cidade, em seu centro histórico, é construída basicamente com pedras. Várias construções são revestidas com um tipo de massa, mas as estruturas das mesmas são feitas com o uso de pedras, como era comum na era medieval.

santiago de compostela
Foto: Denis Renó.

Culturas medievais marcam a paisagem de Santiago de Compostela.

A estrutura de pedra transmite uma sensação de umidade e frio, o que não é correspondido internamente, especialmente em hotéis e hospedarias. Mas essa estrutura nos leva em uma viagem de alguns séculos ao passado. Caminhar pela cidade é o mesmo que fechar os olhos e recordar as aulas sobre a Idade Média apresentaras na escola.

A Catedral de Santiago de Compostela

Grandiosa pela arquitetura e pelas representação da fé, a Catedral de Santiago de Compostela impressiona seus visitantes. Seu exterior possui uma beleza incomparável. Seu interior carrega um silêncio perfeito para momentos de meditação e reflexão sobre a vida, a fé ou mesmo o destino.

santiago de compostela
Foto: Denis Renó.

Deparar-se com a catedral é algo impressionante.

A Catedral de Santiago é um acervo histórico do catolicismo medieval, construída entre 1075 e 1128 em estilo românico. Seu amplo interior, todo de pedra, reúne uma enorme área em forma de cruz, com altar central, para realização de missas e cerimônias. No local, um enorme defumador é parte da história, da crença e do turismo. Ao redor da área, uma dezena de capelas, entre elas a da Ordem De Santiago, complementam a arquitetura.

santiago de compostela
Foto: Denis Renó.

A capela da Ordem de Santiago é uma das várias existentes na catedral.

Em frente à catedral, encontra-se a praça do Obradoiro, onde, no passado, reunia fiéis da igreja. Atualmente, a praça do Obradoiro é o ponto de encontro dos peregrinos, além de local para manifestações populares. A praça é rodeada por importantes construções, como o Palácio dos Rajoy e o Hospital dos Reis Católicos .

santiago de compostela
Foto: Denis Renó.

A praça do Obradoiro é um marco de Santiago.

A ciência em Santiago de Compostela

Junto à fé, em Santiago caminha a ciência. A cidade sedia, desde 1495, a Universidade de Santiago de Compostela, a mais antiga da Galícia e uma das mais antigas do mundo. Com 19 faculdades, a universidade é pública e recebe estudantes de diversas regiões da Espanha e do mundo.

santiago de compostela
Foto: Denis Renó.

A universidade possui edifícios seculares, como o da Faculdade de História.

Entretanto, alguns estudantes que escolhem a Universidade de Santiago de Compostela são surpreendidos nas sal de aula. Uma maioria expressiva de docentes ministra aulas em galego (o idioma da Galícia), e não em espanhol. Isso significa que os latino-americanos que escolhem Santiago pelo custo de vida encontram dificuldades. Afinal, eles são obrigados a aprender um idioma irmão da língua portuguesa.

santiago de compostela
Foto: Denis Renó.

Algumas faculdades, como a de Comunicação, estão sediadas em construções modernas.

Para chegar a esse paraíso de história e fé, a melhor opção é o trem AVE que possui vários horários de viagens em alta velocidade desde Madri. Entretanto, em 2013, à linha sofreu um grave acidente, matando 80 passageiros e ferindo 147. Outra opção para chegar à cidade é pelo ar, com diversos voos de Madri e de outras cidades da Europa. Mas, para os que viajam de Portugal, a melhor opção ainda é o ônibus. O problema é o espaço interno desse meio de transporte.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here