trem de la sabana
Foto: Denis Renó

Trem de la Sabana é o nome da viagem que sai de Bogotá e segue a Zipaquirá, próximo à capital colombiana. O passeio, feito em vagões antigos puxados por uma locomotiva Maria Fumaça que ainda funciona, é uma volta ao passado. E bota passado nisso, a se ver pelos trilhos por onde passa a composição.

O passeio, que sai de Bogotá alguns dias da semana do centro da cidade e passa pela estação de Usaquen, deve ser comprado antecipadamente. Vale a pena pegar carona no trem. No Trem de la Sabana, encontramos muito dos costumes do Departamento de Cudinamarca, onde fica Zipaquirá e a própria Bogotá.

trem de la sabana
Foto: Luciana Renó.

A estação de Usaquen, no norte da cidade, é um mini museu na moderna Bogotá.

O post de hoje nos leva de volta a um passeio divertido, cheio de surpresas, sabores e música, mas muita música colombiana. Mas o Trem de la Sabana é mais do que um passeio. É uma imersão em uma cultura que não desapareceu com o tempo, apesar das diversas influências “gringas” sofridas pelos moradores da capital.

Trem de la Sabana, o original

Diferente dos trens europeus, viajar no Trem de la Sabana é transportar-se a um passado em que os caminhos de ferro eram os mais rápidos e seguros. O interior dos vagões, puxados pela velha locomotiva a vapor, é original. Os estofados, feitos em um material que imita couro, cobrem poltronas antigas e que ainda possuem sistema giratório. As janelas, de vidro surrado, balançam com o trem, que desliza pelos caminhos irregulares do percurso.

trem de la sabana
Foto: Denis Renó.

O interior do vagão preserva um estilo dos anos cinquenta.

Os vagões são puxados pela locomotiva a vapor, que também preserva uma época passada, dificilmente recuperável. A força mecânica do Trem de la Sabana está preservada e chama a atenção por onde passa. Diversão na certa, a uma velocidade bastante limitada pela tecnologia. Sorte dos passageiros, pois os trilhos irregulares são um risco à segurança da viagem.

trem de la sabana
Foto: Denis Renó.

A locomotiva a vapor está impecável.

A festa no Trem de la Sabana

Viajar no Trem de la Sabana é uma festa bogotana. Além dos músicos, que alegram a viagem tocando melodias colombianas vestidos a caráter, é possível comprar comidas tradicionais da região, como o merengón, um merengue vendido em pedaços enormes aos gulosos da viagem.

trem de la sabana
Foto: Denis Renó.

Os músicos alegram o ambiente e tornam a viagem inesquecível.

O passeio não é barato, mas vale a pena. O trajeto mostra uma região pouco vista de carro, assim como cidades cortadas pela viagem. Além disso, os interessados em conhecer a Catedral de Sal podem pegar o trem e visitar o lugar, voltando com o trem depois de algumas horas. Organize-se para esse passeio quando estiver por Bogotá. São vários os horários e as locomotivas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here