viajar
Foto: Denis Renó

Imagine você viajar sobre o oceano Atlântico em um voo de 12 horas com destino a Paris, pronto para um jantar num restaurante Estrela Michelin. Seguramente, chegará como um croissant, retorcido e folhado. Pois em outros tempos assa cena era comum.

Além disso, viajar de avião é sempre entediante. Por isso, voos com mais de duas horas de duração normalmente oferecem entretenimento aos passageiros. Por causa do espaço interno, o voo também pode ser desconfortável e incômodo.

Mas existem alternativas que podem aliviar o seu voo, seja para quem voa solitário ou com a família. Apresentamos 11 dicas para você tentar aliviar o tédio e o cansaço de suas próximas viagens. Afinal, viajar não pode ser um martírio.

Viajar com roupas confortáveis

Antigamente, viajar de avião era para poucos. Fazer check in era quase um acontecimento social. Por isso, até hoje podemos ver alguns passageiros com roupas elegantes no embarque. Porém, a elegância nem sempre (quase nunca) combina com o conforto.

Para viajar, o ideal é usar roupas confortáveis, frescas e sapatos fáceis de tirar e colocar. Afinal, o inchaço nos pés é esperando quando o voo é longo. Para isso, recomendo o uso de meias elásticas aos que têm problemas de circulação, além das caminhadas pelo corredor a cada duas horas. Evite usar meias apertadas e, quando possível, opte pelas escuras. Assim, não precisará calçar o sapato para caminhar.

Viajar em grupo

Se você vai viajar com a família ou amigos, prefira sentar nas poltronas centrais. Dessa maneira, na hora de levantar para ir ao banheiro nenhum estranho irá te incomodar. Outro ponto favorável é o compartilhamento do encosto de braço, totalmente ocupado por alguns passageiros folgados.

Quando os grupos são formados por casais, prefira os conjuntos de poltronas da janela. Assim, todos terão mais privacidade. Afinal, não é muito agradável compartilhar a viagem romântica com um desconhecido.

viajar
Selfie: Denis Renó.

Se você viaja em grupo, procurem sentar todos juntos.

Finalmente, se no grupo viaja criança de colo, atente-se à disponibilidade de uma máscara de oxigênio adicional. Apesar de obrigatório, nem todas as empresas se preocupam com isso. Consulte o comissariado de bordo.

Descansar antes de viajar

Viajar cansado é complicado. Isso compromete não somente a viagem, como o jet lag no destino. Afinal, a melhor técnica para superar a diferença de fuso horário é terminar o dia no horário do destino. Portanto, descanse bem antes de viajar. O problema aumenta quando o embarque é noturno. Por isso, fique atento às opções para evitar o cansaço nesses casos.

Sentar no corredor

Se você costuma caminhar durante o voo, ou quer aproveitar as guloseimas disponíveis no fundo do avião durante toda a viagem, sente na poltrona do corredor. Quase ninguém sabe, mas você pode beber sucos, água, café e refrigerante durante todo o voo. Algumas companhias, como a Air France, a Lufthansa e a KLM, oferecem chocolates, sanduíches e até picolés de fruta.

Além disso, sentar no corredor te deixa em condições mais fáceis para ir ao banheiro. Mas esteja consciente de que o seu vizinho também pode precisar ir ao banheiro, e você será acordado.

Viajar na saída de emergência

A saída de emergência é um lugar importante no avião. Quem senta nesse local tem a responsabilidade de ajudar em operações de evacuação da aeronave, sendo os últimos a sair. Além disso, deve saber falar o idioma da companhia ou inglês. Porém, sentar no local tem suas vantagens.

O corredor da saída de emergência costuma ser 25% mais largo, o que garante espaço (em alguns casos, de sobra) para os seus pés. Porém, tanto espaço pode ser descompensado pelo fato de você não poder viajar com bolsa embaixo dos pés. Afinal, se houver alguma situação de emergência, todos os passageiros irão passar por esse mini-corredor.

Finalmente, esteja consciente de que a poltrona que antecede a saída de emergência em aeronaves de algumas companhias não reclinam. O passageiro que senta nessa poltrona viaja quase de pé durante toda a viagem.

Viajar nas primeiras fileiras

Isso garante uma viagem com tranquilidade. Você pode ser o último a entrar no avião. Porém, na hora de sair (quando você realmente quer chegar logo, ou pegar a sua conexão), será o primeiro a sair.

Outra vantagem está na hora da refeição. Você será um dos primeiros a receber o serviço. Caso o avião enfrente uma turbulência, o serviço pode ser suspenso. Caso você já tenha sido servido, poderá comer. Mas, cuidado: quando suspendem os serviços, pratos e copos podem sair voando.

Banheiro ao embarcar

Banheiro é um lugar estratégico. Por isso, quando entrar no avião já localize o mais próximo. Também aproveite para usá-lo antes do avião decolar. Ele costuma estar limpinho. Em compensação, depois de 10 horas de voo, ele costuma ficar insalubre, especialmente em algumas companhias ou destinos.

Viajar com o cinto afivelado

O cinto de segurança não é enfeite, nem no avião. Tanto que em situações de risco, como decolagem, aterrissagem ou em momentos de forte turbulência, ele é de uso obrigatório. Mas quando a luz do cinto se apaga escutamos vários sendo desafivelados.

viajar confortável
Foto: Denis Renó

O cinto deve estar afivelado durante todo o voo.

Isso é um risco. O avião pode enfrentar uma turbulência surpresa a qualquer momento. Elas não aparecem no radar, e costumam ser mais violentas que as outras. Já foram registrados casos em que passageiros foram arremessados no teto do avião, provocando, inclusive, fraturas. Por isso, afivele o seu é viaje tranquilamente.

Guardar bagagem de mão acima da poltrona

Procure guardar as suas bagagens de mão acima da poltrona, ou mais adiante. Na hora de desembarcar, o passageiro de trás quer sair logo. Se a sua bagagem estiver acima da poltrona dele, você terá de esperar ele e os demais desesperados saírem do avião. Isso pode te custar uma conexão.

Pedir água nas refeições

Pedir uma bebida na hora das refeições é comum. O que muitos passageiros não sabem é que o pedido está restrito a somente uma bebida, ou um copo. Portanto, peça também um copo de água. Ele servirá para hidratar a sua garganta, ressecada pelo ar condicionado do avião. Durante o voo isso também pode ser feito chamando o serviço de bordo, ou mesmo indo buscar no fundo do avião.

Sem pressa para entrar e sair

O avião só vai decolar depois que todos os passageiros tiverem sentados e com os cintos afivelados. O mesmo acontece no desembarque. Ninguém da limpeza entrará antes de você sair. Portanto, relaxe e espere a sua vez. As conexões esperarão por você, se a venda do bilhete foi feita em uma mesma operação.