vila de itaúnas
Foto: Julia Renó.

Vila de Itaúnas é assim: o dia começa às 11 horas da manhã e não tem hora pra acabar. A pequena Vila de Itaúnas conquista turistas que buscam lugares tranquilos e próximos da natureza. Em alguns casos dentro dela. Mas também é repleta de musicalidade ao ritmo do forró pé de serra e muita cultura popular.

A Vila de Itaúnas está localizada no norte do Estado do Espírito Santo, no Brasil. Depois de um curto trecho de terra, encontramos a Vila de Itaúnas. O lugar é um povoado de pescadores que desde o final dos anos 1980 foi descoberto como centro de turismo alternativo de alta qualidade. Entre o mar e o povoado, somente o rio Itaúnas e as dunas gigantes que tempos atrás cobriram o velho povoado. Agora, todos vivem do outro lado do rio.

vila de itaunas
Foto: Julia Renó.

As dunas dividem o passado e o presente de Itaúnas.

publicamos um post sobre a Vila de Itaúnas, mas acabamos de atualizar as informações sobre o lugar. Por isso, resolvemos escrever novamente sobre a pequena vila e seus encantos. Cada vez que voltarmos à Vila de Itaúnas, teremos um novo post. Afinal, os seus encantos são redescobertos a cada viagem.

Vila de Itaúnas e sua história

A história não se compara a da cidade de Paraty, no sul do litoral do Rio de Janeiro. Mas, no passado, a Vila de Itaúnas fez parte de um importante movimento econômico da região, forte em produção de cana de açúcar e extração de ouro. Posteriormente, a Vila de Itaúnas passou a conviver com a extração da madeira, devastando tudo. Rrecentemente, viveu a extração do petróleo, a partir de algumas bases da Petrobras. Porém, suas maiores riquezas estão perto do mar, na vila que recebe seu nome, ainda que pertença à cidade de Conceição da Barra.

No passado, a cidade de Conceição da Barra se comunicava com a vila de pescadores através de um pequeno trem a vapor. O trem era usado para trazer a produção agrícola e o ouro extraído daquelas terras. Com o tempo, a vila desapareceu debaixo da areia das dunas, e os trilhos da locomotiva foram junto. Então, uma nova vila foi construída do outro lado do rio, onde hoje está situada a cidadezinha.

A vila

A Vila de Itaúnas é um mar de surpresas. Em ruas de chão batido, encontramos simplicidade e rusticidade. Também encontramos a fé. No meio da praça central, uma pequena igrejinha movimenta a Vila nos fins de semana, quando a missa é celebrada. O lugar tem muita história pra contar, principalmente num tempo em que a religião se confundia com a rotina do vilarejo. Hoje em dia, certamente não participa com tanta intensidade.

vila de itaunas
Foto: Julia Renó.

A igreja é simples, mas com muita história pra contar.

A praça central tem outra atração: o tronco oco de uma enorme árvore. Por dentro dele, é possível caminhar, chegando de um lado ao outro. Cercado por cordas para inibir o vandalismo, o tronco é uma das atrações da vila, assim como as festas que lá acontecem.

Foto: Julia Renó.

O tronco é impressionante.

Itaúnas do comércio

O comércio da Vila de Itaúnas, 20 anos atrás, era rústico e bastante precário. Entretanto, com o crescimento do turismo no local, as lojinhas e os cafés ganharam requinte. Hoje em dia, visitar o comércio de Itaúnas impressiona aos que há tempos não caminham por aquelas ruas.

vila de itaunas
Foto: Julia Renó.

O comércio é rústico e sofisticado ao mesmo tempo.

Porém, todo esse progresso é mantido com cuidado para evitar destruição da Vila de Itaúnas. Além disso, o acesso por terra inibe os que preferem a baderna. Para esse grupo, Guriri – a ilha do amor -, e Conceição da Barra acabam sendo os destinos favoritos, além de mais baratos.

A praia, atrás das duas

A maior riqueza da vila é o mar. Do outro lado do rio, e de uma gigante duna, chegamos à praia, que oferece natureza, tranquilidade e uma água com temperatura amena. Depois de uma caminhada duna acima e abaixo (nas dunas da Vila de Itaúnas, tudo que sobe, desce), chegamos à praia. Precisamos pisa sobre uma areia escaldante por uma trilha que oferece pontes de madeira sobre a vegetação predominante nas áreas protegidas.

Após alguns minutos, chegamos ao mar, aos restaurantes sobre a areia, com poucos recursos, mas com uma vista e um ambiente incomparáveis. Em suas mesas, são servidos peixes e camarões frescos, pescados pelos moradores do vilarejo. Junto a tantos sabores, uma cerveja gelada é perfeita pra escutar o mar visitando a praia.

vila de itaúnasA praia de Itaúnas tem tudo o que realmente precisamos.

A Vila de Itaúnas fica entre dois belos locais para um bom passeio sobre a natureza: Riacho Doce e Costa Dourada. São lugares com acesso por um caminho de terra. Sugiro que percorra o caminho por motocicleta, carro, bicicleta ou caminhando (ainda que seja distante). Pode-se passar o dia de frente para o mar, com toda a tranquilidade que a vida merece.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here