O visto é uma das principais coisas que devemos pensar ao planejar uma viagem. Precisamos descobrir sobre a exigência (ou não) de visto pelo país a que se deseja ir. É esse o motivo que leva muitas pessoas a desistirem de conhecer novos países. Afinal, a permissão pode demorar a sair e envolvem gastos nesse processo. Ficar sem visto pode ser um grande problema.

O visto pode ser dispensado

É verdade que muitos dos principais destinos dos brasileiros, como a Austrália, os Estados Unidos e o Canadá, o exijam, mas vale lembrar que isso não é uma regra. Muitos países da Europa e da América Latina permitem que a viagem de turismo ou de negócios seja feita, por até 90 dias, sem a necessidade de permissão.

Mas, por outro lado, ter um visto para os Estados Unidos ou para outro país que o exige não garante a entrada. O visto serve, apenas, para sair do Brasil. Chegando na imigração, após uma rápida entrevista, o fiscal decide se podemos receber a permissão ou se devemos passar por uma entrevista mais profunda, ou mesmo voltar para o Brasil. Por isso, é importante ter calma e apresentar todos os documentos exigidos.

vistoNão adianta fazer as malas se não cuidar do visto.

Opções

Para ajudar o viajante a descobrir sobre essa necessidade em seu destino, o site do Itamaraty, apesar de alertar sobre a necessidade de fazer uma busca no consulado do país que a pessoa deseja viajar, disponibilizou uma tabela de vistos para cidadãos brasileiros. Nela, encontram-se, ainda, observações como a existência de países que renovam o limite do período de estada por ano. Neste caso, conta-se o máximo de 180 dias, além do teto de 90 dias em uma única viagem. Porém, outros renovam por viagem e a possibilidade de entrada apenas com a identidade.

Mas há uma alternativa para aqueles que não têm passaporte e não desejam fazê-lo agora: America Latina. Um acordo realizado pelo Mercosul permite a nossa viagem apenas com a identidade por nove países. São eles:Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Eu já viajei para a Colômbia apenas com meu RG e deu tudo certo.

visto
Foto: Denis Renó.

Nas viagens pela América do Sul, apenas o documento de identidade garante a sua entrada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here